sábado, 12 de junio de 2010

Qualidade de vida: é simples, então por que é que a gente não faz?


Parece que a coisa é mais simples e mais barata do que a gente pensa. Pelo que vou entendendo, tudo o que a gente tem de fazer para ter uma vida mais saudável é, basicamente, dormir, comer, exercitar-se, meditar um pouquinho e deixar os vícios de lado.
Ocorre que o ser humano não sabe fazer mais nada disso e complica o que deveria ser normal, vejamos:
Dormir significa dormir bem, ou seja, ter as famosas 8 horas regulares de sono (ou algo em torno disso, a depender da necessidade de cada organismo);
Comer significa comer de forma regular (numa mesa, sem televisão, sem falar de negócios, sem se encharcar de gordura, ter tempo para mastigar, fazer diversas refeições moderadas por dia) e saudável, ou seja, introduzir verduras, legumes, evitar os excessos (aí complica, porque entram gordura, carboidrato, açucar, refrigerante e sabe Deus mais o que que a gente come e nem sabe...);
Quanto ao exercício, não é o fim do mundo porque já está provado que não precisa se matar numa academia, gastar rios de dinheiro com personal trainner, blá, blá, blá... uma caminhada de uma hora por dia, durante cinco dias por semana, estaria perfeito... mas cadê essa hora, minha gente?
Meditação: vale num parque, numa praça, na beira do rio, mar, na Igreja, mas... cadê essa hora (de novo!), minha gente?
E deixar os vícios de lado... bem, aí estaríamos falando em cigarro e álcool, que são os clássicos, mas também, e não menos importante, o excesso de sal, de café, de chocolate (guilt!), de farra (not guilt!), de trabalho, de stress... vixe, aí complica...
A verdade é que se a gente puder ter uma vida mais normal a gente ganha vida!
De repente funciona fazer um caderninho: hoje eu caminhei - ganhei vida!; hoje eu comi salada ao invés de Mc Donalds - ganhei vida(!), comi uma fruta, ao invés de um chocolate (puts, essa é quase impossível!) e assim por diante...
Ando buscando sobre esses assuntos na internet e tem muita informação, o que é bom, no entanto, eu acho que dá pra fazer um resumo de tudo e constatar que é simples, é possível, com boa vontade.
Abaixo, um estudo publicado na internet, que mostra o óbvio ululante, mas que a gente simplesmente não faz (!), e os 10 mandamentos do Nuno Cobra, esse convence a gente de que é possível MUDAR e começar a fazer. Aliás, ele diz que tudo se resume nesta pequena palavra de cinco letrinhas: F-A-Z-E-R.

"Um estudo realizado na Grã Bretanha e publicado recentemente na prestigiada revista Archives of Internal Medicine abordou a Tábua ao mostrar o resultado do acompanhamento de mais de 5 mil adultos durante 20 anos.
Ao longo do período da pesquisa, estes pacientes foram monitorizados quanto à incidência de 4 fatores específicos de risco para saúde: (1) tabagismo, (2) consumo diário acima de 3 doses de bebidas alcoólicas para homens e acima de 2 doses para mulheres, (3) menos de 2h de atividade física por semana, e (4) consumo de frutas e vegetais inferior a 3 vezes por semana.
Os pesquisadores observaram que 314 pessoas estudadas apresentavam todos os 4 fatores de risco. Dentre elas, 91 (29%) faleceram durante as duas décadas de acompanhamento. Entre as 387 pessoas que não apresentavam qualquer um dos 4 fatores de risco, apenas 32 (8%) morreram.
Conclusão: a combinação de 4 hábitos bem simples foi capaz de reduzir significativamente o risco de morte, aumentando em 12 anos a longevidade do grupo mais saudável (sem qualquer um dos fatores de risco especificiados) em relação ao grupo menos saudável (pessoas que apresentavam todos os 4 fatores de risco).
As causas de morte mais comuns foram doenças cardiovasculares e câncer. A própria Dra. Elisabeth Kvaavik, pesquisadora da Universidade de Oslo e responsável pela coordenação final da pesquisa, observou que “não é preciso ser extremista: por exemplo, para sair da faixa de risco alimentar, bastaria consumir uma cenoura, uma maçã e um copo de suco de laranja diariamente – o que, convenhamos, equivale a uma meta bastante razoável”.
Você não precisa de um governo excelente. Você não precisa do reconhecimento de patrões caridosos. Tudo que você precisa ou, melhor dizendo, 80% do que você precisa para ter uma vida mais plena está perfeitamente ao seu alcance. Identifique os hábitos estratégicos sem dó ou piedade e mude-os!
A saúde, como a oportunidade, pode ser uma deusa arrogante que não presta muita atenção a quem não está preparado ou disposto. Não se deixe levar pelos 80% de atitudes insossas que tentam consumir todo seu tempo e produzem apenas 20% dos frutos que você consome.
Mire seus esforços na busca e no desenvolvimento dos pequenos bons hábitos que definirão 80% da pessoa que você espera se tornar. Isso certamente colocará as apostas a seu favor e lhe conduzirá a uma existência mais pujante, repleta de realizações e contentamento".
http://colunistas.yahoo.net/posts/2539.html

10 MANDAMENTOS DE NUNO COBRA
1- Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador. "Ele é uma agressão ao organismo"
2- Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas.
3- Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar possível
4- Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e é suficiente para obter os benefícios do esporte
5- Evite ficar nervoso. Em situações de stress, experimente bocejar e espreguiçar
6- Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida
7- Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é energizante
8- Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro
9- Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre
10- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure respirar mais profundamente Faça elogios com mais freqüência. Essa tática funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar a seu lado.

P.S. Foto extraída do Flickr, by Raysa Fontana.

2 comentarios:

  1. Menina, parabéns, vc fez um didático e maravilhoso "resumo da ópera", digo, da obra do Nuno. É tão simples e, ao mesmo tempo, tãaaao difícil levar uma vida saudável, né? (ah meus chocolates...)
    PS. valeu sua dica. Estou lendo "A semente da verdade" e tentando me burilar !!!! Afinal nunca é tarde. Beijos, meu anjo.
    PS2. A foto tem tudo a ver.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, Laís, é isso que eu acho: a gente tem que começar e não desanimar. No nosso livro de cabeceira (rsss) tem isso: ter paciência consigo mesmo, se um dia não foi muito bom, o outro será melhor, e assim por diante.
    Vamos que vamos, amiga! A gente vai dando notícia dos progressos de cada uma, tá? Beijos!

    ResponderEliminar