sábado, 8 de mayo de 2010

Ser professor não é status, é missão de vida!


Uma vez o Rubem Alves abriu um Seminário do IBCCRIM. Todo mundo se perguntava o que um educador iria dizer sobre o ofício do juíz... ficamos todos emocionados com a Conferência do Professor! Foi incrível ouvi-lo falar de sentença como "sentir", de sensibilidade, de amor. Essa sim, é a mola propulsora do sucesso de um ofício, de uma profissão. Não falo do sucesso entendido como a capacidade que alguém possa ter de ganhar dinheiro, pois isso nem sempre é sucesso, alías, pode significar até a decadência do caráter, da honradez. Quando eu digo que o segredo do sucesso é o amor, quero dizer que quando você se apaixona pelo que faz, é um prazer trabalhar!
Eu nasci para ser professora! Quando estou numa sala de aula, de verdade, todos os meus problemas ficam do lado de fora. Quando comparto com os meus alunos, me sinto viva: ensino-aprendo, aprendo-ensino, com humildade o processo é mais verdadeiro e mais intenso também. E quantos amigos queridos e verdadeiros apareceram ao longo desse processo... só tenho a agradecer até aqui!
Essa satisfação é muito bem descrita por Rubem Alves no livro que granhei da Marília, minha amiga querida.

“Ser mestre é isso: ensinar a felicidade.
‘Ah’, retrucarão os professores, ‘a felicidade não é a disciplina que eu ensino. Ensino ciências, ensino literatura, ensino história, ensino matemática...’. Mas será que vocês não percebem que essas coisas que chamam de disciplinas, e que vocês devem ensinar, nada mais são que taças multiformes coloridas, que devem estar cheias de alegria? Pois o que vocês ensinam não é um deleite para a alma? Se não fosse, vocês não deveriam ensinar. E se é, então é preciso que aqueles que recebem, os seus alunos, sintam prazer igual ao que vocês sentem. Se isso não acontecer, vocês terão fracassado na sua missão, como a cozinheira que queria oferecer prazer, mas a comida saiu salgada e queimada.
O mestre nasce da exuberância da felicidade. E por isso mesmo, quando perguntados sobre a sua profissão, os professores deveriam ter coragem para dar a absurda resposta: ‘Sou um pastor da alegria...’ Mas, é claro, somente os seus alunos poderão atestar da verdade da sua declaração”.
Trecho do livro A ALEGRIA DE ENSINAR, de Rubem Alves

2 comentarios:

  1. Minha querida amiga e eterna mestra, decerto que, nas próprias palavras do ilustre Rubem Alves, você ensina a felicidade! De verdade! A cada segundo, com cada palavra, com cada gesto, cada aula, cada curso, cada vontade, cada projeto! A mim ensinaste muito mais, muito muito muito mais. E por isso tudo, apenas tenho a agradecer! Obrigada, Deus, por ter colocado em meu caminho a mulher de maior dom de ensinar que eu já conheci! Parabéns por tudo! ;) Obrigada por existir!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Má, nós nos conhecemos em uma sala de aula e, desde então, compartilhamos tantas coisas...
    Só posso ser muito abençoada por Deus por ter tido a oportunidade de ter feito o que realmente queria, ou seja, ser professora, apesar de tantas pressões que sempre existem, e você bem sabe, para que sejamos aquilo que os outros querem fazer de nós.
    Obrigada também por você existir!

    ResponderEliminar