jueves, 6 de mayo de 2010

A mulher de leão, por Vinícius de Moraes


A mulher de leão
Brilha na escuridão.
A mulher de leão, mesmo sem fome
Pega, mata e come.
A mulher de leão não tem perdão.
As mulheres de leão
Leoas são.
Poeta, operário, capitão
Cuidado com a mulher de leão!
São ciumentas e antagônicas
Solares e dominicais
Igneas, áureas e sardônicas
E muito, muito liberais.

2 comentarios:

  1. Você ciumenta, Fá?! Sério?!
    Disfarça bem pra caramba então. O que eu já não consigo fazer tão bem...
    Que saudade da tua garra... de leoa!
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Hoje eu vi um programa em que uma leoa adota como filho um veado, que seria, por supuesto(!), sua presa... Ela cuidou dele por 15 dias, o protegeu dos outros leões. Nesse processo, os dois sofreram um processo de inanição: o veado porque era bebê e ela não podia amamentá-lo, e ela porque não podia caçar e deixá-lo sozinho. Tudo isso foi gravado por uma pesquisadora que olhou o processo e não fazia nada (que raiva!). Depois de 15 dias, a leoa, exausta, deitou por uns minutos e o bebê se afastou... um leão o atacou e matou. Ela ouve o bebê, se assusta, e corre para ver; não podia medir forças com o leão, estava muito fraca. O bebê morre e a tristeza dela é imensa.
    Depois disso, tentou adotar outros bebês e não conseguiu, porque todos morriam de inanição, o último voltou para a mãe biológica e sobreviveu.
    Os nativos do local, criaram a versão-lenda: a leoa era estéril, e Deus lhe mandou filhos, filhos que contrariavam a lógica, mas eram seus filhos.
    Eu acho que um dia ela percebeu que não iria dar certo tentar criar um bebê veado e percebeu que o desapego é um gesto maternal de amor...
    Temos que aprender com as leoas, definitivamente!

    ResponderEliminar