miércoles, 31 de marzo de 2010

O que eu mais gosto em Manaus!


Uma das coisas mais gostosas de Manaus é comer sanduíche de Tucumã! Não tenho dúvida do que mais sinto falta (nesta ordem): meus amigos de uma vida inteira e alguns membros da família e sanduíche de tucumã, num lugar qualquer (limpo!), de manhã, logo cedo...
Dizem que quando a gente está longe do nosso país, ocorre um processo que consiste em idealizá-lo e, com isso, se perde um pouco a versão real das coisas. Não sei, tampouco, se um dia tive uma idéia real do Brasil, e particularmente de Manaus. O fato é que é encantadora Manaus! Como em todo lugar, a gente simples de Manaus é muito legal (penso no pessoal do Mercado, que atende a gente super bem, penso no ribeirinho, sempre com um sorriso nos lábios!), e a classe média alta é a mesmisse de sempre: só vê o próprio umbigo e só pensa em consumir... consome tudo, os restaurantes (não só a comida, porque é no restaurante que uns aparecem para os outros...), as lojas (e não só o produto, pelo mesmo motivo), as relações com os semelhantes... até isso virou consumo!
E, pensando bem, quem é que não tem um pé no consumo? É tanto apelo... ocorre que a galera tem que se controlar para ver se o planeta dura um pouco mais, mas isso já é outra conversa.
Pra compensar o mar de superficialidade de uma categoria de "manauenses" (só para fazer alusão a um dos templos do consumo da minha linda cidade), existe um RIO LINDO e uma NATUREZA EXUBERANTE! E, existem, claro, os meus amigos que são maravilhosos, que até frequentam o Manauara, mas são inteligentes o suficiente para saber que um sanduíche de tucumã e um banho no Rio Negro falam muito mais da nossa essência e da nossa alma cabocla.

2 comentarios:

  1. Que orgulho de ser amazonense!
    Que orgulho de compartilhar destas palavras!
    Que orgulho ser tua amiga, antes e acima de tudo!
    besos

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda não sei usar essas ferramentas... o que eu queria dizer é OBRIGADA, MÁ! Sem dúvida, você é umas das pessoas especiais as quais eu me refiro!

    ResponderEliminar